MENSAGEM


A VERDADEIRA PAZ (Jo 14:27)


A humanidade vive uma constante busca pela paz. Através de organizações governamentais ou não governamentais, o homem tem proclamado e apregoado a paz, muitas vezes aplicando ou ensinando meios diferentes para obtê-la.
Nos recentes conflitos no Oriente Médio, temos acompanhado pelos noticiários uma maneira estúpida de se tentar impor a paz, querendo alguém combater o terrorismo pela força das armas.
Ora, se sabe que violência gera mais violência; e quanto mais tiro se der no adversário, isto só lhe aumentará o ódio, pois o estaremos alimentando com violência, e a sede de vingança lhe será cada vez maior. Portanto, tentar impor a paz por meio da guerra é uma imbecilidade sem tamanho; é como tentar apagar uma fogueira atirando-lhe mais lenha. A Bíblia nos diz:
“Sem lenha, o fogo se apagará; e não havendo maldizente, cessará a contenda." (Pv 26: 20)
E ainda no versículo 21 do mesmo capítulo: “Como o carvão para as brasas, e a lenha para o fogo, assim é o homem contencioso para acender rixas..."
O ódio alimenta o ódio, e se o coração estiver dominado por ele, não se pode promover a paz.
Jesus nos deixou um perfeito exemplo de como se alcançar a verdadeira paz:
“Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou: não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize." (Jo 14: 27)
Primeiro, Ele deixou bem claro que não nos dá a paz como o mundo a dá. Portanto, nosso coração não precisa ficar turbado nem atemorizado, pois ele não nos impõe a paz por meio da força, mas através do amor.
Vejamos o exemplo de Jesus:
Seu tratado de paz não reprime nem castiga o homem pelos seus atos errôneos, antes o perdoa e o justifica mediante a fé.
'' Sendo pois justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo;'' (Rm 5:1)
A fé em Jesus Cristo garante acesso à graça de Deus:
'' Pelo qual também temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança da graça de Deus. '' (Rm 5:2)
E esta fé perfeita é Ele mesmo que nos concede:
'' Porque pela graça sois salvos, por meio da fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus. '' (Ef 2:8)
Portanto, se queremos ter paz com nossos inimigos, precisamos fornecer-lhes os elementos que os darão condições de obterem essa paz. Jesus disse:
'' Eu porém vos digo, amai a vossos inimigos, bendizei o que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus; '' ( Mt 5:44)
Em Romanos cap. 12, vers. 20, o apóstolo Paulo cita a escritura de Provérbios 25:21: '' Se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe pão para comer; e se tiver sede dá-lhe água para beber... '' E em Romanos 12:21, ele escreve:
'' Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem. '‘
Concluímos assim, que a verdadeira paz não se baseia na força, mas sim no amor.

(João Roberto Fernandes)

Nenhum comentário: