
Na vida, todos temos o direito de sonhar e de lutar para realizar nossos sonhos. Não foi diferente com os filhos dos profetas que viviam com Eliseu. Não ambicionavam muito, apenas uma casa mais ampla para morarem com um pouco mais de conforto. Assim, com prévia consulta e aprovação do profeta Eliseu, lançaram-se à obra , sob a sua supervisão, pois que eles o haviam convidado para acompanhar a obra de perto.
Seria uma obra fácil, caso tivessem as ferramentas adequadas, o que não era o caso, por isso tiveram que tomar emprestado um machado para cortar as árvores que seriam usadas na construção.
Um machado que hoje em dia é uma ferramenta tão comum e até ultrapassada representava naqueles dias um objeto de grande valor.
Pois bem, já tinham agora em mãos a ferramenta de que necessitavam; tudo indicava que o objetivo seria facilmente alcançado, mas, durante o trabalho aconteceu o imprevisto:
" E sucedeu que, derrubando um deles uma viga, o ferro (o machado) caiu na água; e clamou, e disse: Ai, meu senhor! Porque era emprestado." (II Rs 6: 5)
E agora, o que fazer? Tudo parecia dar errado para aqueles moços. Primeiro, não tinham ferramentas. Pegaram a ferramenta emprestado. Agora, o que parecia ainda mais grave, perderam a principal ferramenta de trabalho, o machado, que agora repousava no fundo das águas turvas do rio Jordão...
Semelhantemente em nossos dias, quantos planos foram adiados, quantos sonhos encontram-se submersos,quantos estão à beira dos rios da vida lamentando as esperanças que se perderam.
Quanto aos jovens profetas, uma atitude que tivera anteriormente iria fazer agora toda a diferença, e garantir a continuidade daquela obra: O convite que fizeram ao homem de Deus para lhes acompanhar durante aquele trabalho.
" E disse um: serve-te de ires com os teus servos. E disse: Eu irei." (IIRs 6: 3)
Existem decisões que na hora podem nos parecer muito simples, porém , farão a diferença nos momentos mais cruciais de nossa vida. Escolhas que nos conduzirão à vida ou à morte; à vitória ou à derrota; ao sucesso ou ao fracasso.
A presença de Eliseu junto com aqueles moços garantiu a solução daquele imprevisto e a continuidade do trabalho:
"E disse o homem de Deus: Onde caiu? E mostrando-lhe ele o lugar, cortou um pau, e o lançou ali, e fez nadar o ferro. E disse: Levanta-o. Então ele estendeu a sua mão e o tomou." (IIRs 6: 6-7)
Da mesma forma, a presença de Jesus em nossa vida é a garantia de que nós também iremos superar as dificuldades desta vida, pois Ele nos prometeu:
" E eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém." (Mt 28: 20, b)
Para que o homem possa contar com a presença de Jesus em sua vida, basta abrir o coração, e permitir Sua entrada.
" Eis que eu estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo." (Ap 3: 20)
Com Jesus em nossa vida, podemos superar qualquer adversidade. O apóstolo Paulo disse:
" Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade. Posso todas as coisas naquele que me fortalece." (Fp 4: 12-13)
Pra que, então, deixar os sonhos submersos? Resgate os teus planos, restaure as tuas esperanças. Jesus é o madeiro verde que fará flutuar os teus propósitos... (Lc 23: 31)
(J. Roberto Fernandes)
Nenhum comentário:
Postar um comentário